Qual é a diferença entre DXF e DWG

Nas áreas de engenharia, design e arquitetura, os arquivos são criados de modo a garantir a fidelidade da imagem e compatibilidade dos projetos desenvolvidos em dispositivos variados. Para isso, profissionais dessa área usam um software de desenho assistido que produz imagem em formatos DXF e DWG. Acompanhe este guia e saiba a diferença entre cada um deles e em quais situações utilizar cada um.

O que é o formato DWG?

Para quem está se questionando sobre o arquivo DWG o que é, ele é um formato de arquivo inserido no AutoCAD, o software mais utilizado por profissionais da área de engenharia, arquitetura e design. 

Arquivos com formato DWG tem a capacidade de guardar dados detalhados, bem como os mais complexos, sendo um dos formatos mais escolhidos. Isso porque tem a capacidade de armazenar informações detalhadas fundamentais em um projeto.

No entanto, a desvantagem desse formato é a dificuldade de transferir e compartilhar o arquivo com outros softwares, a exemplo do DXF, por ser limitado no que se refere a compatibilidade.

Esse também é um formato muito utilizado pelos profissionais já citados, mas há aspetos que o diferenciam, fazendo com que seja mais utilizado mediante a necessidade do utilizador.

O que é um arquivo DXF?

Para entender o que é arquivo DXF não é difícil. Esse é um formado desenvolvido pela Autodesk que tem o intuito de possibilidade a troca de arquivos elaborados em AutoCAD. Porém, diferente do arquivo DWG, o DXF permite um compartilhamento mais fácil.

Isso se dá porque além de o arquivo ser mais leve, comparado ao DWG, não tem a capacidade de armazenar dados tão complexos. Desse modo, o seu compartilhamento é mais fácil de ser realizado, pois a compatibilidade é maior em ferramentas e outros sistemas CAD.

Ademais, ainda há outra vantagem encontrada, a qual é a possibilidade de converter PDF para GXF. Essa conversão pode ser feita online, utilizando o PDF Guru e clicando na opção de converter PDF em DXF, processo finalizado rapidamente e de maneira simples.

Principais diferenças entre o DXF e DWG

Ainda que ambos os formatos tenham sido desenvolvidos pela Autodesk, com o mesmo objetivo de armazenamento dos desenhos técnicos, é possível apontar algumas diferenças em cada um desses formatos. Isso faz com que o DXF e DWG sejam escolhidos para uso em situações específicas.

A seguir vamos explorar quais são as principais diferenças encontradas em ambos os formatos para que escolha o que mais combina com a sua necessidade. Veja:

  • Compatibilidade: enquanto o formato DXF tem uma compatibilidade ampla em diferentes softwares, o DWG possui mais restrições, por se tratar de um formato nativo do AutoCAD. Portanto, se você busca um formato com maior compatibilidade, o DXF é a alternativa mais viável;
  • Tamanho do arquivo: o DWG é um arquivo que, quando salvo, ocupa grande espaço, pois se trata de um documento com dados mais detalhados, complexos, que tornam o material mais denso. Já o DXF é mais leve, por contar com um armazenamento de informações relevantes, o que garante um acesso mais fácil;
  • Complexidade: arquivos DXF não possuem dados complicados, detalhados e com camadas adicionais. Já o DWG, por ser um formato que conta com dados mais amplos possui maior complexidade;
  • Estrutura: o DWG é famoso por ter um formato binário, o que garante um armazenamento mais compacto e veloz. Em contrapartida, a sua leitura é mais difícil, diferente do DXF que tem um formato (ASCII), baseado em texto, que permite uma interpretação por meio de programas ou por pessoas humanas. Porém, esse último ocupa mais espaço.

Quando escolher o DXF ou DWG?

Selecionar o DXF ou DWG exigirá de você uma análise do contexto. Questione-se para que você utilizará e verifique qual das alternativas se encaixa mais com a situação.

  • Escolhendo o DWG: utilize o DWG para elaborar projetos complexos em escalas 2D ou 3D, que necessite de uma demonstração mais detalhada, precisa e complexa. Utilize o AutoCAD para desenvolver o seu arquivo e autorize o armazenamento de todos os dados em um só local;
  • Escolhendo o DXF: se a finalidade do seu arquivo é o compartilhamento com outras pessoas, você deve dar preferência ao DXF. Isso porque, esse formato além de ser leve, compatível com programas variados de CAD, também é possível converter PDF em DXF online, facilitando a reimportação de um projeto para ser editado em um software CAD.

Prós e contras dos formatos DXF e DWG

Como ficou percetível, entre os arquivos DXF e o DWG há uma série de diferenças. Ambos apresentam os seus pontos negativos e positivos, que podem ser considerados sempre que for necessário elaborar um projeto. Veja a lista de prós e contras de cada uma das opções:

PRÓS E CONTRAS DO FORMATO DXFPRÓS E CONTRAS DO FORMATO DWG
Maior compatibilidadeCapacidade para desenvolver projetos complexos
Conversão de PDF para DXFFormato nativo do AutoCAD
Formato mais leveCompatibilidade reduzida
Menor complexidade dos dadosDifícil de ser convertido

Conclusão: DXF e DWG, qual é melhor?

Se precisa de um formato para maior compartilhamento, com formatação mais leve e oportunidade de converter de PDF, o DXF é a opção mais adequada. Mas se você utilizará o arquivo no AutoCAD, pode considerar o formato DWG que possui o potencial de desenvolver projetos com maior complexidade.