Pular para o conteúdo

Psicologia e perfumes

  • por

Ao passearmos por uma avenida movimentada, poderemos apreciar a aparência de quem passa por nós, as cores e materiais das suas roupas, o tipo e o estado dos seus sapatos, o seu penteado ou a desordem dos seus cabelos, quer sejam ou não. não usam jóias, relógios, óculos e outros acessórios, se usam chapéus, se carregam bolsas. Se prestarmos atenção é até possível captar a variedade de fragrâncias utilizadas por outras pessoas. Alguns nos parecerão imperceptíveis e outros nos farão desviar o olhar. 

psicologia e perfumes

Quantos de nós já aconteceu de uma fragrância no corpo de outra pessoa nos obrigar a dobrar o pescoço para tentar manter o nariz capturando-a. Por que os perfumes nos atraem tanto? Por que gostamos de certas fragrâncias em detrimento de outras? Os perfumes são muito mais do que meras misturas de aromas. Falar da arte da perfumaria é falar também de psicologia, memórias, sensualidade e sentimentos. Perfumes, pomadas, óleos e muito mais têm sido historicamente usados ​​para ritos divinos, como instrumentos terapêuticos e simplesmente para fins cosméticos. Em todos os casos, desempenharam um papel importante e central.

A Importância Histórica e Contemporânea dos Perfumes

Eleve fumaça aromatizada aos deuses, espalhe estátuas dedicadas aos deuses, consagre reis e líderes de povos. Ainda hoje, algumas religiões usam óleos e unguentos fortemente perfumados em seus ritos de iniciação. Na Igreja Católica falam sobre óleos sagrados. A aromaterapia foi e continua a ser uma prática valorizada. Ainda são oferecidos no mercado óleos para reduzir dores de cabeça, essências para melhorar o humor e aumentar a energia positiva. E as pomadas com mentol e eucalipto que servem para aliviar dores no peito e congestão nasal. Mas falar de perfumes como produtos puramente cosméticos não é menos interessante. Na antiguidade, embora os fins religiosos e medicinais fossem as prioridades, as fragrâncias começaram a ser utilizadas para aumentar a beleza ou atratividade de alguém. É claro que banhar ou borrifar aromas no corpo era um luxo que apenas pessoas com certo poder e influência podiam se permitir. Hoje em dia, você não precisa ser da realeza para possuir um frasco de perfume; embora para os de alta qualidade seja necessário fazer um bom investimento. Um investimento seguro, sim, porque um produto de perfumaria de alta qualidade como, por exemplo, um frasco de Sauvage Dior 100ml, sempre dará lucro. Os perfumes influenciam a percepção que temos de nós mesmos e dos outros. Eles são uma ferramenta poderosa para auto expressão e interação com nossos colegas.

Um aroma agradável pode acessar e afetar o sistema límbico. Composto pelo hipotálamo, hipocampo, amígdala, entre outros, esse sistema é responsável pelos nossos afetos, emoções e comportamentos. Nossa vida emocional depende principalmente disso e também participa ativamente da formação da memória. O cheiro está intimamente relacionado ao referido sistema, portanto um determinado aroma pode provocar muito mais do que pensamos. Que gostamos do cheiro de um perfume é apenas a ponta do iceberg, porque por trás desse gosto ou fascínio pelas fragrâncias, e da nossa preferência por umas em detrimento de outras, estão histórias, memórias e emoções. 

Explorando a Psicologia Olfativa e a Expressão Pessoal


Poderíamos então falar sobre a psicologia do perfume. A psicologia do perfume explora as maneiras pelas quais os perfumes podem influenciar emoções, memória e comportamentos. O olfato é um sentido muito evocativo devido à já mencionada ligação com o sistema límbico. É assim que os perfumes podem evocar emoções e nos fazer lembrar de pessoas e momentos significativos. Os perfumes também podem influenciar a forma como percebemos uma pessoa. Na primeira impressão, o perfume desempenha um papel significativo. Um bom aroma pode ser um indicador de autocuidado e dedicação, e isso atrai qualquer pessoa.

Neste sentido, uma marca respeitável, como a da casa DIOR, garante que os seus perfumes são ferramentas eficazes para nos relacionarmos com os outros e também para nos sentirmos bem connosco próprios. É incrível o que um frasco de Sauvage Dior 100ml pode transmitir. Por exemplo, o Sauvage Eau de Toilette, que é uma das opções da coleção Sauvage, tem entre seus componentes notas frescas, cítricas e amadeiradas; e para melhorar o seu humor, nada melhor que os aromas cítricos, pois são energizantes. A perfumaria é uma arte que vem evoluindo há séculos. Hoje, um frasco de perfume é tão importante quanto qualquer outro acessório da nossa roupa. Diz muito sobre nós que a nossa presença seja adornada com um aroma agradável. 

Não devemos menosprezar este detalhe, pois numa primeira impressão ao procurar trabalho ou ao tentar fechar uma venda ou negócio, a nossa aparência, incluindo o nosso cheiro, será decisiva. Não negligenciemos este aspecto na nossa caminhada diária. Vamos pesquisar nos catálogos digitais. Existem centenas de marcas que podem atender às nossas necessidades e entre elas, sem dúvida, uma das que mais brilha é a DIOR Sauvage. Usar um destes perfumes é um sucesso, uma aposta já ganha; É usar arte que pode ser cheirada em nosso corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.