O status legal das criptomoedas atualmente

O crescimento do mercado de criptomoedas fez com que os governos começassem a se preocupar com o status legal dessas moedas descentralizadas. Embora sejam moedas não fiduciárias, elas são entendidas como ativos valiosos com os quais são realizadas transações, investimentos e um grande número de operações.

Como ativos valiosos, os governos de diferentes países tomaram posições sobre o status legal das criptomoedas. Alguns foram a favor de seu uso e as incluíram na lei com certas condições para proteger todas as partes, embora também haja um grupo de países que se recusou a usar esse tipo de moeda por considerá-las inseguras.

A verdade é que cada nação tem uma posição diferente, portanto, antes de investir em criptomoedas ou descobrir qual é o valor de BTC to BRL converter, é melhor continuar lendo, pois informaremos quais são os países em que você pode negociar com criptomoedas e em quais elas são proibidas.

Países onde o Bitcoin é legal

Embora possa não parecer, há mais países que permitem o uso de criptomoedas do que aqueles que não permitem. Para dar algum contexto sobre isso, vamos analisar país por país e discutir qual é o status legal.

O status legal das criptomoedas atualmente
O status legal das criptomoedas atualmente

Canadá

No Canadá, as criptomoedas não são entendidas como um meio de pagamento com as mesmas condições que a moeda fiduciária atual. Entretanto, seu uso não é ilegal, portanto, as transações são permitidas desde que sejam realizadas em conformidade com parâmetros de segurança preestabelecidos.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o uso de criptomoedas é muito mais favorável. Lá, as criptomoedas são entendidas como ativos legais e podem ser usadas como moedas conversíveis. Para estabelecer parâmetros de segurança adequados, as plataformas de câmbio precisam cumprir as diretrizes de suporte aos consumidores e emitir relatórios.

Reino Unido

Se nos EUA as criptomoedas estão em um bom status legal, no Reino Unido é muito melhor. Desde junho de 2023, foi apresentado um projeto de lei que torna as criptomoedas um meio de pagamento totalmente legal. Isso abriu as portas para a integração ao sistema econômico e, em poucos anos, o país pretende se tornar o centro de criptomoedas do mundo.

Japão

No Japão, as criptomoedas não são entendidas como um método de pagamento, embora seja legal realizar transações. O que está contemplado na lei é que as moedas digitais são propriedades ou mercadorias que podem ser negociadas. Além disso, as plataformas de câmbio são regulamentadas e atendem aos padrões de segurança adequados.

Austrália

Na Austrália, de acordo com a lei, as criptomoedas podem ser usadas para transações e são entendidas como propriedade. Agora, aqueles que as detêm estão sujeitos à tributação sobre os lucros.

Espanha

Embora não haja nenhuma lei na Espanha que aprove o uso de criptomoedas, também não há nenhuma lei que o proíba. Novas regulamentações destinadas a cobrir o uso de criptomoedas estão sendo desenvolvidas agora, mas ainda estão em processo.

México

Não há nenhum estatuto na legislação mexicana que regulamente o uso de criptomoedas, mas elas podem ser usadas para transações econômicas sem repercussões legais.

Venezuela

Graças à hiperinflação do país, as criptomoedas na Venezuela se tornaram um meio de pagamento comum. Elas não estão previstas em lei, mas não há nenhuma regulamentação que as proíba.

Argentina

Um caso semelhante ao da Venezuela é o da Argentina. Como resultado da inflação, o país adotou as criptomoedas como forma de poupança e para realizar transações. Entretanto, as moedas digitais não estão previstas em nenhuma lei, embora não sejam ilegais.

Alemanha

O uso e a negociação de criptomoedas são permitidos na Alemanha. Lá, as criptomoedas são consideradas como dinheiro privado, que pode ser usado para comércio ou investimentos. Além disso, é necessário o pagamento de impostos se forem registrados lucros de mais de 600 euros.

Austria

Embora as criptomoedas não sejam consideradas um ativo de curso legal na Áustria, as transações também não são ilegais.

Turquía

Embora em 2021 o Banco Central da Turquia tenha garantido que as criptomoedas não tinham curso legal, elas não são ilegais. Seu uso é permitido, mas o governo está trabalhando em atualizações para incluí-las na estrutura legal.

Brasil

No Brasil, as criptomoedas são reconhecidas como ativos e estão dentro da lei. Além disso, seu uso para investimento ou troca não é proibido.

El Salvador

De todos os países, El Salvador é um dos mais específicos no assunto de criptomoedas, pois é o primeiro país do mundo a tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal. A moeda fiduciária do país é usada nos mesmos termos que a criptomoeda e eles têm sua própria criptomoeda nacional chamada Chivo.

Outros países

Uzbequistão, Cazaquistão, Hong Kong, Costa do Marfim, Ucrânia, Rússia, Coréia, Polônia, Índia, Portugal e Irã têm situações legais semelhantes. Às vezes, elas são entendidas como ativos, às vezes como posses, mas não há nenhuma lei que proíba seu uso.

Países nos quais as criptomoedas são proibidas

Poucos países proibiram as criptomoedas, são eles:

China

Desde 2017, a China está trabalhando em uma proibição. Atualmente, não é permitido nenhum tipo de negociação de criptomoedas.

Argelia

Também em 2017, o governo da Argélia tornou as criptomoedas ilegais. Nenhuma transação pode ser feita com esses ativos, independentemente da finalidade.

Marrocos

Outro país que proibiu as criptomoedas em 2017 foi o Marrocos. Esse é o primeiro país do norte da África e, desde então, nenhuma transação pode ser feita com criptomoedas.

Egito

Agora, em 2018, o Egito proibiu todos os tipos de transações com criptomoedas após a decisão do Banco Central.

Nepal

Na Ásia, em 2017, o Nepal se tornou o primeiro país a tornar as criptomoedas ilegais.

Bolívia

Muito antes, em 2014, as criptomoedas foram proibidas na Bolívia por uma resolução emitida pelo Banco Central.

Tunísia

Embora as criptomoedas não sejam completamente proibidas na Tunísia, há regulamentações que impedem seu uso para negociação.

Omã

Em Omã, o Banco Central emitiu um aviso deixando claro que as criptomoedas não eram legais, mas também não foi emitida nenhuma lei formal.

Bangladesh

Em Bangladesh, foi emitida uma proibição total do uso do Bitcoin. Nenhuma pessoa pode fazer transações ou estará sujeita a multas ou prisão.