Evitando a inimizade: saiba como ter uma boa convivência em uma casa ou apartamento compartilhado
Dividir a moradia com amigos é uma alternativa interessante e tem se tornado popular. Isso barateia despesas envolvendo aluguel, condomínio e contas como água, luz e Internet, e, ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para ter uma nova experiência de vida ao lado de pessoas diferentes.
Porém, é necessário tomar cuidado para que essa experiência não se torne um problema. Saber dividir uma casa ou apartamento significa respeitar o espaço do outro, dividir as tarefas e evitar ser um incômodo para os demais moradores. Itens como a geladeira, o microondas inox e o fogão não pertencem apenas a uma pessoa, por isso todos são responsáveis por mantê-los limpos e não podem monopolizar o seu uso.
Para simplificar essa convivência, conheça algumas regras e práticas valiosas para manter as amizades intactas mesmo morando juntos.
Estabeleça regras de limpeza
Talvez um dos aspectos mais importantes para se ter uma boa convivência seja definir as regras sobre limpeza. Ninguém quer ficar em uma casa suja, de modo que uma das maneiras mais simples de evitar problemas é adotar a regra do “Sujou? Limpou”, ou seja, sempre que sujar algo, procure higienizar logo depois.
Em muitos casos, as desavenças começam porque alguém acredita que está fazendo mais pelo bem comum da casa do que os outros. Uma alternativa pode ser dividir as tarefas de higiene também: alguém fica responsável pela limpeza do banheiro, outra pessoa pela da cozinha, a outra pela sala e área de serviço. Quanto ao quarto pessoal, cada morador fica responsável pela própria limpeza.
Separe os alimentos de cada um
Outro aspecto que gera muita briga é alguém pegar a comida de outro morador. A pessoa compra a comida que gosta, apenas para depois abrir a geladeira e ver que ela não está mais lá. Assim, é necessário definir algumas regras para evitar conflitos.
Reúna todos os moradores e defina quais são os alimentos de uso coletivo e quais são aqueles compartilhados entre os moradores. Se todos fizerem as refeições ao mesmo tempo, é mais fácil dividir alguns itens igualmente, mas se isso não for possível, é importante separar o espaço de cada um na geladeira e no armário.
Combine a rotina e as tarefas de cada um
É possível evitar muita dor de cabeça se os moradores sentarem e definirem algumas regras sobre as tarefas de cada um. Quem tem mais jeito na cozinha pode preparar as refeições, mas então outra pessoa precisa lavar a louça e deixar a cozinha limpa. Enquanto isso, outro morador pode ser responsável por lavar e passar a roupa, ou ainda levar o lixo para fora.
Sempre pergunte antes de usar algo que não é seu
Nunca é uma boa ideia pegar algo que é do outro antes de saber se ele permite que você faça isso. Isso vale tanto para comida quanto para outros objetos, como um secador de cabelo, um videogame ou até uma ferramenta. Respeitar o que é do outro é uma regra de ouro para uma convivência harmônica, e todos os moradores precisam estar alinhados quanto a isso.
Tenha bom senso ao receber visitas
Nada como receber algumas visitas em casa para dar aquela agitada e fazer algo diferente, não é? Porém, quando se está em um ambiente compartilhado, é necessário ter bom senso. Imagine que seus amigos vão te visitar durante a semana e outro morador precise acordar cedo no outro dia. Não dá para ficar fazendo barulho até tarde, não é mesmo?
Desse modo, se for receber alguma visita, avise sempre aos outros moradores sobre os seus planos e veja se há algum problema. Caso alguém vá dormir em sua casa, também é importante comunicar aos demais moradores. Evite fazer barulho ou falar alto, respeite a privacidade dos demais e sempre limpe qualquer bagunça que as visitas causarem.
Saiba utilizar as áreas comuns sem problemas
Outro aspecto que exige bom senso para evitar desentendimentos é o uso de áreas comuns. Afinal, é muito chato alguém levar a roupa e deixar ela dependurada por dias, já que os outros moradores também querem usar o varal. Procure sempre evitar dominar ou monopolizar esses espaços.
Inclusive, atenção para manter esses espaços em ordem e organizados, deixando-os do jeito que você encontrou. Os moradores precisam se lembrar de fazer a devida higienização dos itens de limpeza, como panos de chão, flanelas, baldes e escovas, para que o outro possa utilizar esses itens sem problemas.
Leave a Comment